Oi, gente, tudo bem?
Hoje trouxe pra vocês uma oportunidade, postada pelo estudarfora, sobre bolsa de estudos na China! Confira!
Estão abertas até o dia 22 de setembro as inscrições para o programa Schwarzman Scholars, que oferece bolsas de estudo integrais para cursos de mestrado na Universidade de Tsinghua, localizada em Pequim e considerada a melhor universidade entre os países emergentes.
Sobre o programa
O mestrado tem a duração de um ano e é possível escolher entre três áreas de estudo: Políticas Públicas, Economia e Negócios, e Estudos Internacionais. Não é necessário ter formação prévia em nenhuma dessas áreas para concorrer, nem dominar mandarim, já que todas as aulas serão em inglês.
O que o Programa Schwarzman Scholars inclui
As bolsas de estudo cobrem todos os custos do mestrado e incluem também passagens áreas para a China, moradia no campus universitário, alimentação, seguro-saúde, um computador pessoal e uma quantia mensal para gastos pessoais de U$ 4.000.
São elegíveis candidatos que tenham mais de 18 e menos de 29 anos (até 1 de agosto de 2020), graduação completa e proficiência na língua inglesa, que deve ser comprovada por meio de exames como TOEFL (com nota mínima de 100 no teste iBT , ou de 600 no teste em papel ) ou IELTS (cuja nota mínima, para o programa Schwarzman, é 7).
Inscrição
Os interessados devem enviar três cartas de recomendação, dois essays (um personal statement com detalhes sobre as habilidades de liderança do estudante, e um texto sobre atualidades), além de histórico escolar completo e currículo. Opcionalmente, também podem gravar um vídeo de até um minuto apresentando-se.
Os selecionados para a rodada de entrevistas do processo serão comunicados no meio de outubro. Nesse caso, as entrevistas acontecem pessoalmente, em Pequim, Londres, Nova York ou Bangkok, e o estudante deve ter um passaporte válido para embarcar. Como detalha o FAQ do programa Schwarzman, essas conversas são conduzidas por cinco ou seis panelistas e duram 25 minutos, em média. As despesas relacionadas a essa etapa também são cobertas pela iniciativa, incluindo passagens aéreas e hospedagem em hotel na cidade de destino.
Mais informações sobre cada uma das etapas e dos requisitos para a candidatura podem ser vistas neste documento (pdf). E neste link, é possível ver um exemplo de como a sua candidatura deve ser. As inscrições vão até 22 de setembro.
Em busca de novos líderes globais
“Estamos à procura de candidatos com características muito específicas. Além de serem intelectualmente curiosos, eles devem estar dispostos a assumir riscos, ampliar sua visão de mundo e construir suas capacidades profissionais por meio de uma imersão na cultura e na sociedade chinesa”, afirmou o diretor global de admissões do programa Schwarzman Scholars, Rob Garris.
Ainda segundo Garris, “os candidatos de sucesso, seja em políticas públicas, negócios, ciências ou artes, são jovens que já começaram a demonstrar a habilidade para liderar, produzir resultados em suas áreas, e mostrar compromisso com a criação de bom entendimento entre povos com perspectivas diferentes”.
E o coronavírus?
Apesar das dificuldades provocadas pela pandemia, o programa Schwarzman Scholars continua acontecendo. A organização publico, em fevereiro, algumas das medidas que vinha tomando para garantir a segurança de seus estudantes. Embora o curso tivesse planos para mudar o campus para outro país, as restrições de viagem e deslocamento tornaram difícil realizá-los. Por isso, as aulas dos atuais estudantes continuaram a ser ministradas no formato online.
Por enquanto, a organização continuará a realizar normalmente o processo seletivo para a próxima turma e a acompanhar a situação para voltar à experiência normal de aulas. “Esperamos ainda voltar ao Schwarzman College para terminar o ano acadêmico e realizar a formatura”, a organização comunicou. Portanto, para quem pensa em se candidatar para a próxima edição do programa — que afinal de contas só deve começar em 2021 — não deve haver problemas.
Nenhum comentário
Postar um comentário