26 de Abril - Dia da Boa Ação

quinta-feira, 26 de abril de 2018




Hoje é comemorado o "dia da Boa Ação", apesar de sabermos que a frase tão clichê "(...)é todo dia"e comumente usada em feriados e datas comemorativas assim, caiba tão bem numa data como essa.

A preocupação com o outro, com o bem estar do outro, e até mesmo o cuidado de colocar sua dor de lado para poder ajudar um pouco o próximo, são ações que, infelizmente, não muitas pessoas praticam no dia a dia.

Mas é importantíssimo criarmos esse sentimento dentro de nós.

Não pela questão de que um dia estaremos no lugar daquele que precisa de ajuda, mas pela empatia, pelo bem estar causado por ajudar alguém.

Pensando nisso, resolvi listar aqui alguns lugares que podem ser realizados Trabalho Voluntário (se você está se perguntando quais os benefícios ou para que fazer trabalho voluntário, segura aí que mais a frente vou soltar um post sobre!)

Meu Rio
Trata-se de uma rede de mobilização voluntária em torno de temas de relevância para a cidade. Os mais de 3 000 voluntários lá desenvolvem tecnologias e metodologias que mobilizam os 160 000 membros do Meu Rio a participar ativamente dos processos de decisão da cidade. “O trabalho gratuito proporciona participar de uma ação social em que realmente se acredita”, diz Enrica Duncan, coordenadora de mobilizações.
Como se voluntariar:
Cadastrar-se na plataforma de voluntariado Multitute e aguardar o chamado para ações de seu interesse.
Endereço: Rua Visconde de Silva, 21 – Botafogo.
Telefone: 3079-1333 (Enrica Duncan)
Sociedade Brasileira de Solidariedade-SBS
A sociedade reúne oito projetos de reinserção para crianças, idosos e diversos grupos de pessoas socialmente vulneráveis. Há várias modalidades de voluntariado, desde ensino em pré-vestibular, cuidado com idosos e atendimento psicológico, até arrecadação de doações e marketing institucional. “Não há requisitos além da boa vontade”, diz Heloisa Neves, assistente social.
Como se voluntariar:
Ao escrever para projetos@sbsolidariedade.org.br, você dará início a um diálogo com os responsáveis pelo recrutamento, que devem encontrar um voluntariado para o seu perfil.
Endereço: Rua Sebastião Lacerda, 70 – Laranjeiras.
Telefone: 2205 3300 (Heloisa Neves)
mais que vencedoresmais que vencedor
Mais Que Vencedores
A ONG oferece cursos gratuitos para idosos, pessoas de meia idade e crianças, sobre assuntos variados como corte e costura, jardinagem e dança. “Queremos ocupar de forma útil os mais velhos de nossa comunidade, e tirar os pequenos das áreas de perigo”, afirma Marta Golçalves, fundadora da instituição.
Como se voluntariar:
Escrever um e-mail para maisquevencedores@gmail.com, contando qual conhecimento você pode compartilhar com os alunos. Um dia de dedicação semanal é suficiente.
Endereço: Estrada do Quafá, 620, Villa Kennedy – Bangu.
Telefone: 3565-0290 (Marta Gonçalves)
Associação Mulheres de Atitude (AMA)
Resgatar a autoestima de mães, dando a elas formação profissional, é o objetivo dos fundadores da AMA. Há cursos de lutas, dança de salão, crochê, manicure, culinária entre outros. Muitos deles são abertos ao público infantil. As pessoas podem se voluntariar para dar cursos sobre algum tema de sua especialidade. “O único requisito é abraçar a causa de transformação das pessoas”, diz Lúcia Maria Oliveira coordenadora do projeto.
Como se voluntariar:
Entre em contato com a AMA pelo endereço eletrônico amamulheresdeatitude@gmail.com e ofereça seus talentos.
Endereço: Avenida Itaoca, 2015, condomínio Jardim Beija Flor – Complexo do Alemão.
Telefone: 98811- 0220 (Lúcia Maria Oliveira)



Nenhum comentário

Postar um comentário

 
Desenvolvido por Michelly Melo.