Você conhece a história de como o Jornalismo surgiu?
Para comemorar esse dia, vou falar só um pouquinho de como essa profissão tão importante (e maravilhosa, sou culpada a dizer) surgiu.
Acta Diurna - O primeiro jornal
Não se sabe ao certo a origem do jornalismo, mas os historiadores atribuem a Júlio César essa invenção. Para poder divulgar suas conquistas militares e informar o povo da expansão do Império, ele criou a Acta Diurna, o primeiro jornal que se tem notícia do mundo.Para poder escrever a Acta Diurna, surgiram os primeiros profissionais de jornalismo do mundo, os chamados Correspondentes Imperiais. Eles foram enviados para todas as regiões e províncias Romanas para acompanhar e escrever as notícias.
A impressão
Durante a Idade Média, os jornais e o jornalismo tiveram o seu maior salto tecnológico: a prensa de papel inventada pelo Alemão (mais conhecido como Pai da Impressão) Johannes Gutenberg, que possibilitou que o trabalho que antes era realizado manualmente pudesse ser feito por máquinas.A história é longa e se eu fosse contar cada detalhezinho, vocês sairiam daqui com um diploma e pHd em Evolução do Jornalismo, então vou deixar o resto com os mestres.
De qualquer forma, somos responsáveis (posso já falar assim? Já que já estou com um pé na formatura?) não só pela transmissão de notícias, mas pelo compromisso com a verdade.
A apuração, critérios importantíssimos como os de noticiabilidade ("porque é publicado/divulgado a morte da fulana, mas não a morte do ciclano?" , "Por que é publicado sobre a guerra no lugar X, mas não no lugar Y?") , sao algumas das etapas que uma notícia/fato/reportagem passam antes de chegarem nas suas mãos.
Nos dias de hoje, com o Facebook, Instagram e diversas redes sociais na palma de nossas mãos, todo mundo se acha Jornalista (ou dono da verdade), compartilhando milhares de Fake News sem nem se questionar quanto a veracidade daquela notícia, daquele fato.
Então, galeria, no dia de hoje, falo o mesmo que eu sempre falo para conhecidos e familiares: cuidado com o que vocês andam compartilhando pela internet. Nem tudo que se vê ou que se lê é a verdade.
Desde meu primeiro período, ouço a frase: "médico acha que é Deus, Jornalista tem certeza", porque uma notícia, uma frase mal intencionada pode acabar com a vida de alguém.
Pesquisem sobre o caso da Escola Base, por exemplo, que vocês vão ver do que eu tô falando.
Até a próxima!
Besin, besin,
Giulia.


Nenhum comentário
Postar um comentário